sábado, 26 de agosto de 2017

Caso das Três Mulheres Degoladas Ligado às Misteriosas Aparições da Bizarra Criatura Noturna


Isso é o que chamo de boas novas!

Gotham by Gaslight é uma das minhas aventuras favoritas do Morcego. O roteiro sorumbático e ao mesmo tempo evocativo e espirituoso de Brian Augustyn - parceiro de Mark Waid em seus runs do Flash e X-O Manowar - faz uma perfeita realocação do Batman e seu mythos para o cenário vitoriano. E, claro, para a histórica caçada de um infame Estripador, o Jack.

Claro que a magia não seria completa sem o traço inconfundível de Mike Mignola (com arte-final de P. Craig Russel), que fez aqui um de seus trabalhos mais bonitos. Apesar de não ter inaugurado originalmente a linha, a história passou a ser considerada o 1º Elseworld da DC, tendo inclusive inspirado a sua criação.

Por aqui ela foi publicada só uma vez duas vezes, pela Panini em Batman - 70 Anos #3 e pela Abril, com o título Um Conto de Batman - Gotham City 1889.


E depois ganhou uma continuação, Batman - Mestre do Futuro, novamente com roteiro de Augustyn e desenhos do excelente artista uruguaio Eduardo Barreto.


Uma coisa que não entendi é o fato de não adaptarem o traço do Mignola na animação. Seu estilo simples e peculiar funciona na tela à perfeição e sem ele a história perderá muito da caracterização e da atmosfera originais.

Santa negligência, Batman.

Aliás, há um tempo percebo que a divisão de animações da DC parou no automático com essa roupagem sub-Bruce Timm (sob os auspícios do próprio), quando até há pouco diversificava os designs emulando diferentes artistas com bons resultados. Uma pena também é notar a queda na qualidade das animações - e sempre nas mais transgressoras, com temáticas mais densas e menos comerciais que o padrão. A de Piada Mortal, por exemplo, foi atroz. E a prévia de Gotham by Gaslight já deixa claro que o longa terá uma quantidade pífia de quadros/sec.

Ironicamente, o sneak peek saiu nos extras do tecnicamente redondinho Batman and Harley Quinn - um tour-de-fanservice que nasceu hit pronto. Um esmero que toda animação da Detective Comics-Comics deveria ter.

Ou pelo menos as de boa estirpe.

12 comentários:

VAM! disse...

Também adoro essa aventura, tenho até o Action "bonequinho" Figure.

Doogma a Panini republicou By Gaslight no volume 3 de Batman 70 Anos, junto c/ Pulp Fiction.

E a Abril ainda publicou uma 3° Aventura " A Oficina do Diabo" com o Batman fazendo parceria com o mágico Houdini.

Essa toda pintada em aquarela.

Abs,
VAM!

doggma disse...

Fala aí, VAM!

Valeu pela observação! Não tenho a 70 Anos na coleção e no Guia dos Quadrinhos a edição original não estava anexada - já até atualizei lá.

Essa com o Houdini faz parte do meu sonho de consumo - assim como outras da linha DC Elseworld/Túnel do Tempo! Deve ser sensacional.

Abração!

VAM! disse...

Olha Doggma, sensacional não achei não. Acaba que considero a mais fraca das três, seguindo a melhor tradição cinematográfica de trilogias. Mas com certeza vale tê-la na coleção.

Abs,
VAM!

VAM! disse...

Quanto ao desenho, não ficarei surpreso se seguir o caminho das outras adaptações de HQs, ficando aquém das inspirações originais.

E tu sabia que chegou a ser elaborado um game desse universo?

Mas ficou só no protótipo (disponível no YT) pois a empresa fechou.

E falando em Bruce Timm, achei Liga da Justiça - Deuses e Monstros excelente.

Mas, oque eu queria mesmo era um longa com o visual PB/Sépia do curto comemorativo Batman 75th - Strange Days. Ele é maravilhoso!

Abs,
VAM!

doggma disse...

Putz, esperava mais do Bat/Houdini. Me deixei levar pela capa então, rs... Mesmo assim ainda vou tentar pegar, pra fechar.

Acho que cheguei a conferir esse beta do game há alguns anos. Se bem me lembro, parecia promissor.

"Deuses e Monstros" é demais. Também, só a nata reunida (Timm-Liu-Burnett). E os one-shots em quadrinhos também mantiveram o nível - muito bacanas!

"Strange Days" é outra pérola do Timm. Aquela estética noir cairia como uma luva em trocentas adaptações do Morcego para a telinha. As histórias de "Batman: Preto e Branco", por exemplo.

Abração!

VAM! disse...

"Putz, esperava mais do Bat/Houdini."

Tente adquirir sim, até pq dei minha impressão da época em que li.

Aliás falando nisso, vou até reler a trilogia vitoriana, pra ver se mudo de ideia.

Abs!

VAM! disse...

Companheiro, só agora pude ver o vídeo (problemas de quem tem banda restrita) e te falo que não gostei não.

Achei que a escolha do estúdio de animação, o mesmo que fez The Batman/ As Aventuras de Jackie Chan, não foi ideal. Tirando toda a atmosfera sombria e dramática que essa adaptação merecia.

Imediatamente me lembrei que adotar o estilo de Batman: Cavaleiro de Gotham, teria sido uma escolha muito mais adequada.

Menos pior, vou economizar R$ 19,90 quando o mesmo aparecer nas Lojas Americanas em seu agonizante setor de DVD´s.

Abs,
VAM!

doggma disse...

Então, VAM! "Gotham by Gaslight" exige uma atmosfera mais obscura e sombria, mas a coisa anda muito preguiçosa.

Até há 1~2 anos, a linha de animações da Warner/DC bebia bastante na fonte (HQs!) e fazia uma ótima transposição dos estilos dos quadrinhistas. Os últimos bons exemplos foram os curtas "DC Showcase" que vinham nos extras dos DVDs, como o do Espectro, o do Jonah Hex...

http://blackzombie.blogspot.com.br/2010/05/bom-mau-feio.html
http://blackzombie.blogspot.com.br/2016/07/O-Espectro-que-nao-estava-la.html

Da última vez que fui ao setor de DVDs da Americanas não tinha nem atendente no caixa.

Abraço e uma excelente semana com feriadão!

VAM! disse...

Doggma, falando em atmosfera obscura e sombria, você conhece essa mini-série aqui:

http://vignette2.wikia.nocookie.net/marvel_dc/images/e/e6/Batman_Nevermore_1.jpg/revision/latest?cb=20100524161837

Quando anunciada lá fora, por sinal tá inédita aqui, cheguei a achar que seria a volta do Batman Vitoriano, mas pesquisando imagens constatei que a "fantasia" é diferente...

https://orig05.deviantart.net/5b5b/f/2015/302/4/7/da_batman_nevermore_03_by_mostfunnestcolors-d9et8s4.jpg

mas curiosamente o capuz faz um "amalgama de morcego com corvo".

Foi publicada no extinto selo Elseworlds, no hoje distante 2003 e tem roteiro do Len Wein.

Abs,
VAM!

doggma disse...

Fala aí, VAM!

Não conhecia esse "Batman - Nevermore". Pelo que vi é inédita por aqui. Se passa em Baltimore, 60 anos antes do Batman Vitoriano. Estou curtindo a arte do Guy Davis (de "Teatro do Mistério - O Tarântula"). Tem uma pegada bem européia, apesar de ser americano. O roteiro do Wein tá bem bacana também, bem conspiratório e violento. Me lembra "Taboo", a série do Tom Hardy na Londres... vitoriana!

Valeu mesmo pela dica!

VAM! disse...

Olá Doggma,

Que infeliz coincidência, companheiro, a gente falando das qualidades de "Batman: Nevermore" e é comunicado o falecimento do Len Wein.

Uma lástima realmente, mas é a vida (ou morte). Pelo menos ele conseguiu deixar sua marca de forma indelével na Cultura Popular.

Abs,
VAM!

doggma disse...

Pois é, VAM! Fiquei sabendo hoje cedo. Triste coincidência - embora Wein seja tão parte desta arte que tanto amamos que coincidência aqui não é bem o caso. Ele sempre foi e sempre será citado com frequência.

Mais um mestre e mais outra era que se vão. Mas o legado é eterno, como tu bem observou.

Abração!